UEPA realiza última etapa dos Processos Seletivos 2010


  Dos 9.761 inscritos para a terceira etapa dos Processos Seletivos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), um total de 380 candidatos faltou às provas realizadas neste domingo (20), na região metropolitana de Belém e interior do estado. Dos faltosos, 214 pertenciam ao Programa Ingresso Seriado (PRISE) e 166 concorriam pelo Processo Seletivo 2010 (PROSEL). A previsão do resultado final com o nome dos aprovados está prevista para a segunda quinzena de janeiro.
  
Apesar dos faltosos, número bem menor do que das outras etapas, a 3ª fase dos processos seletivos da UEPA ocorreu sem maiores dificuldades, como informou o Pró-Reitor de Graduação, Ruy Guilherme Castro de Almeida e a Diretora de Acesso e Avaliação (DAA), Ionara Antunes Terra, em coletiva realizada à imprensa neste domingo, às 11h, no prédio da reitoria.
  
“Educação Física é o curso mais concorrido desta terceira fase, sendo Medicina ainda o curso mais procurado. Até o momento não tivemos nenhuma questão anulada e o processo seletivo ocorreu sem maiores anormalidades”, disse Ionara Antunes Terra.
  
A 3ª etapa contou com uma redação valendo 30 pontos e 54 questões objetivas de conhecimentos gerais, valendo um ponto cada, a partir de conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol).
  
“A divulgação do listão vai depender da correção das redações, já que cada redação possui dois avaliadores, que precisam ter discernimento e equilíbrio para que tudo possa ser feito da melhor maneira possível e com senso de justiça”, disse o pró-reitor, Ruy Guilherme Castro de Almeida.

Mais de 800 candidatos fizeram prova no CCBS
  
Mais de 800 realizaram a prova no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPA. A direção do Centro fechou o portão às 8h05, para que nenhum candidato fosse prejudicado pela lentidão no trânsito da avenida Almirante Barroso, causada por um acidente. Foram registradas apenas seis faltas no CCBS, um dos dez locais de prova da Região Metropolitana de Belém.
  
O Departamento Médico do Centro fez, até o final da manhã de hoje, apenas oito atendimentos. As queixas mais comuns foram dores no estômago, cólicas menstruais e diarréia. “Isso ocorre por conta da alimentação inadequada na véspera da prova. Muitos candidatos comem fora, em lanches de rua, nada saldáveis”, explica Márcia Bitar, médica e professora da UEPA. “Esses são os atendimentos mais comuns. Estávamos preparados e tínhamos medicamentos para quem precisou”, diz.
  
Para os candidatos, o nervosismo é que causa o mal estar nos primeiros minutos de prova. “A terceira fase é, sem dúvida, a mais tensa. Talvez seja por causa da redação ou por ser a última do processo”, comenta Fádia Monteiro, de 19 anos, candidata do PROSEL a uma das vagas para o curso de Tecnologia agroindustrial. O segredo para manter a calma, segundo a estudante, é o autocontrole. “Dá um branco, mas, aos poucos, as ideias vão se arrumando e dá para fazer a prova”, garante.
  
Este ano, a UEPA ofertou 2.536 vagas, distribuídas entre os cinco campi da capital e os 15 núcleos do interior, nas áreas de educação, saúde e tecnologia.

Novos cursos
  
Para 2010, a UEPA oferta dois novos cursos de licenciatura: Filosofia e Geografia. O município de São Miguel do Guamá ofertará 40 vagas para Filosofia. Já Conceição do Araguaia terá 40 vagas para cada um dos dois novos cursos. Em Belém, o curso de licenciatura em Letras ofertará 40 vagas para nova habilitação com ênfase em Língua Inglesa.
  
Outra novidade dos Processos Seletivos 2010 é a oferta de vagas para o novo núcleo da UEPA em Castanhal. Ao todo, serão ofertadas duas turmas, com 40 vagas cada, para os cursos de Engenharia de Produção e Licenciatura em Ciências Naturais, com habilitação em Física. O novo campus, localizado na região de integração do Guamá, dará apoio aos demais campi da universidade.
  
As vagas estão distribuídas entre os cinco campi da capital e os 15 núcleos do interior, nas áreas de educação, saúde e tecnologia. Para o Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), foram ofertadas 700 vagas. No Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), são 460 vagas. Já para os cursos de educação, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), são oferecidas 1.376 vagas.

Confira o gabarito e o boletim de questões: